quinta-feira, 22 de março de 2012

Cuidados com a pele no inverno.


Estamos nos aproximando da estação mais fria do ano. É possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quentinho. Devemos aproveitar a estação para tratar e proteger a pele, cabelos, mãos e pés.
No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo indispensável usar hidratantes específicos para proteger a pele. Nessa época do ano, a pele necessita de hidratante, sabonetes mais suaves, cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Os lábios também necessitam de um hidratante, para evitar que rachem.


Para manter a pele saudável durante o inverno :


* O uso de filtro solar diariamente é recomendado em todas as épocas do ano. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. 
* O uso em excesso dos sabonetes resseca a pele, por isso seu uso deve ser restrito aos pés, axilas e genitais. 
* O banho deve ser rápido para evitar o ressecamento da pele, a temperatura da água não deve ser muito quente. Buchas e materiais que provocam atrito com a pele devem ser descartados neste período do ano. Esse atrito remove a chamada emulsão epicutânea - um hidratante natural produzido pelo próprio corpo. 
* Usar um hidratante à base de uréia e silicone, pelo menos nas pernas e braços logo após o banho, resolve grande parte do problema de ressecamento no inverno. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro, e, então, tomar banho normalmente: um pouco desse óleo permanece evitando o ressecamento. 
* Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. Podem ocorrer coceiras, vermelhidão e descamações, por isso, indica-se utilizar hidratante ou óleos várias vezes ao dia. 
* Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber bastante água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário